domingo, 27 de março de 2011

Coisas que eu não sabia do Japão e descobri depois do Terremoto de 11 de março de 2011.

É incrível como uma catástrofe nos aproxima das vítimas! Quando eu era pequena me lembro do mistério que envolvia a terra do sol nascente na minha mente cheia de fantasia! Agora, com a internet, a globalização, satélites mostrando imagens ao vivo, filmagens mostradas on line, parece que o Japão é logo ali, virando a esquina, rsrs...  
Esses dias comecei a pensar no que descobri sobre o Japão nas últimas duas semanas por causa do terremoto e tsunami  que o atingiu:

1º - No Japão, o preço de imóveis, mais especificamente em Tóquio, é altíssimo! Para se ter uma idéia, um pequeno apartamento no centro da cidade, com parcos 82m² chega a custar R$ 1,3 milhões de reais! Estamos falando de quase R$ 16.000,00 o metro quadrado. Bem, se um apartamento é caro, imaginem então o terreno em que eles são construídos!? Deve ser essa a razão de se construir prédios tão finos, que vários dão a impressão de que tombariam com um vento forte. Alguns apartamentos tem 20 m2 ou até menos!


2º - No Japão é comum ver pessoas nas ruas usando máscaras cirúrgicas. Para se protegerem??? Não!!! No país onde a educação e o respeito ao próximo é levado à sério, a máscara serve para proteger os outros, para não disceminar vírus; quem usa a máscara é quem está doente.

3º Os japoneses tradicionalmente cremam seus mortos porque acreditam que só através desta prática os espíritos se libertam. Como consequência do terremoto, a falta de energia elétrica para conservar os corpos e querosene para acionar os fornos de cremação, estão inviabilizando esta prática tradicional japonesa. O jeito é enterrar os mortos em covas coletivas e se conformar em não levar para casa as cinzas do querido que partiu desta para a melhor (ou não!). Mesmo porque, no Japão ou no Brasil, ninguém quer a companhia de um defunto com a validade vencida dentro de casa, né?!?!  

4º Os japoneses podem morrer de fome, mas não saqueiam as lojas e supermercados mesmo em tempos de escassez (Ah, se fosse no Brasil!!!!!).

5º Os japoneses, mesmo em situações críticas, esperam ordeiramente em filas intermináveis para serem atendidos ou para tomarem ônibus, avião, etc, sem reclamações e sem furar filas (que nem aqui!!!!).

Bem, este post está aberto para ser editado sempre que eu descobrir mais alguma coisa que eu não sabia da cultura japonesa. Se quiser colaborar, fique à vontade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário